O Projecto de Arquitectura de Interiores do Altis Belém Hotel & Spa, foi desenvolvido pelo atelier FSSMGN Arquitectos Ldª em articulação com o Projecto Geral de Arquitectura, da responsabilidade do atelier Risco, S.A. A intervenção de uma equipa de projecto ao nível da arquitectura dos espaços interiores permitiu a coordenação de soluções construtivas e espaciais ainda em fase de projecto e a articulação destas em termos de obra.
A intervenção de Projecto consistiu na proposta da arquitectura do interior do Hotel, ao nível de todas as áreas de utilização pública, bem como no desenho de equipamento fixo e na escolha e desenho dos elementos de mobiliário, entendidos como necessários para uma global conformação desses espaços.
O objectivo da intervenção de arquitectura de interiores foi a definição de um ambiente global e coerente, que permita a identificação deste Hotel como uma estrutura unitária e de carácter singular.
Com a temática sugerida dos Descobrimentos portugueses, procurou transportar-se para atmosferas e formas contemporâneas um conjunto de sugestões iconográficas, matérias e cromatismos identificados a partir de um estudo da época e das temáticas da viagem e do retorno (torna-viagem).
A identificação da época dos descobrimentos com o absoluto cosmopolitismo de um País cuja única fronteira era o mar, a passagem desta atitude cosmopolita para a pedra da Torre de Belém aqui tão próxima, as reconhecidas consequências dos resultados da viagem numa abertura a novas atitudes estéticas, foram o pretexto para a formalização de uma proposta espacial contemporânea.
O projecto foi desenvolvido num conjunto de áreas de distinto carácter e com âmbitos e referências iconográficas de natureza diversa, dele fazendo parte integrante a definição dos conteúdos temáticos e formais para todas as áreas de utilização pública do Hotel, incluindo as esplanadas e zonas de circulação.
Sendo as zonas de utilização pública – recepção, lounge, salas, cafetaria, restaurante e Spa –, bem como os quartos e suites, mais fortemente caracterizadas em termos de uma identidade e de um ambiente específico, o conjunto dos espaços de circulação e de apoio adjacentes foi igualmente tratado como elemento de enquadramento para a definição de uma atmosfera unitária.|
DESIGNAÇÃO DO PROJECTO:
Altis Belém Hotel & Spa - Arquitectura de Interiores Altis Belém Hotel & Spa – Interior Architecture
LOCALIZAÇÃO:
Doca do Bom Sucesso, Belém, Lisboa, Portugal
DATAS:
Projecto: 2005
Final da construção: 2009
AUTORIA:
Arquitectura de Interiores:
fssmgn arquitectos Lda.
Desenho de equipamento e mobiliário:
Margarida Grácio Nunes Fernando Sanchez Salvador
Colaboração:
Ana Tsukagoshi, Claire Campens, Eliana Candeias Alves, Miguel Ribeiro Carvalho, Nelson Magro, Rita Botelho, Sofia Torres Pereira, Tiago Nunes
Projecto Geral de Arquitectura:
Risco Projectistas e Consultores de Design, SA. - Manuel Salgado, Tomás Salgado e João Almeida
CONSULTORES:
Projecto Gráfico:
RMAC Design, Ana Cunha, Ricardo Mealha
Consultadoria em História de Arte:
Anísio Salazar D’Eça Costa Franco
CLIENTE:
Altis,SA
ÁREA DE CONSTRUÇÃO:
6733,6 m2
FOTOGRAFIAS:
FG SG - Fotografia de Arquitectura